quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Freddo vs Persicco, a Batalha dos Helados

O post anterior me fez lembrar um dos posts que mais fizeram sucesso no Destemperados. Chegou a hora de publicar ele aqui também, afinal, se tem sorvete no meio, esse é o lugar.

Sou um sorvete maníaco. Sim, um viciado assumido, daqueles que não sabem se comportar direito quando aparece um na frente. Ir a Buenos Aires pra mim significa se perder no Freddo. Sempre foi. Porém, nos últimos anos surgiu um concorrente de peso, a Persicco. Na última trip, eu e Geraldo, outro viciado no assunto, fomos tirar uma febre dos dois numa batalha épica.

Começamos pela Persicco. Reza a lenda que esta sorveteria foi aberta pela mesma família que fizera o Freddo e depois o vendeu. Não duvido, porque os estilos de negócio são bem parecidos.

As sorveterias estão espalhadas pela cidade, mas escolhemos a bela casa da Salguero para provar. O lugar é bem bonito e agradável, daqueles pra se jogar por horas. Me pareceu mais cuidado que as filias do Freddo, talvez por serem lojas mais novas. Curti muito a identidade visual deles.

Ambas tem o mesmo sistema. Paga no caixa, pega o ticket e espera o número para escolher seu pedido dos sabores. Era bem difícel eu não escolher ¼ de litro. E por mais interessantes que fossem as outras opções como brownies e cupcakes, sempre fui fiel ao sorvete.

Cheguei no caixa e bateu aquela dúvida cruel de quais escolher. Primeiro sabor: Bomboncitto Ricco, com sorvete de Dulce de leche, flocos de chocolate, doce de leite natural e rum. Segundo sabor: Chocolate Persicco, com sorvete de chocolate, trocitos de chocolate, nozes e conhaque. Terceiro e mais sensacional sabor: Crema Mascarpone com frutas vermelhas. Este último é de lamber o copinho. Os dois primeiros são bons, mas o rum e o conhaque podiam ser mais leves.

Geraldo foi mais conservador num cone de Dulce de Leche Granizado. Sempre bom. Provei também para fazer a comparação com o do Freddo depois.

Buenas, vamos pro Freddo. Foram umas 5 visitas ao longo da trip pra ser sincero.

O ambiente é um pouco mais caído. O foco lá fica no sorvete mesmo.

Parei na frente do balcão mais uma vez e me contorci pra não pedir Dulce de Leche Tentación e Dulce de Leche Granizado. Tinha que ser bravo e provar sabores diferentes. Primeiro sabor: Malbec e Frutas Vermelhas. Segundo sabor: Chocolate Suíço. Terceiro sabor: Dulce de Leche Granizado. Nem preciso dizer que o Dulce de Leche matou a pau. Mas o de Malbec também é mega ousado e gostoso.

Dessa vez o Geraldo foi mais ousada e pediu um cone de Menta Granizado. Beeeeeeeeeem interessante.

Tanto é que eu não sei me comportar, que antes de sair mandei fazer dois potes de meio litro pra levar pra casa. Dulce de Leche Tentación e Dulce de Leche Granizado. Freddo no freezer do apê que alugamos por lá foi o maior luxo da trip.
E o que dizer da opção de acrescentar mais do original Dulce de Leche deles? Priceless.

Bom. Resumo da ópera. Aqui vai a minha opinião comparando Persicco ao Freddo.

Lojas e ambiente: Ponto pra Persicco. Lojas bem mais limpas e aconchegantes.

Localização das lojas: Freddo ganha nesse quesito. Muito mais espalhada pela cidade. O único ponto bom pra Persicco é a filial dentro do aeroporto. Adivinha quem se perdeu antes de embarcar?

Sorvete: Poderia tranquilamente decretar aqui um empate técnico. O de Mascarpone da Perssico foi um dos melhores que já comi na vida. Porém, tá pra nascer algo melhor que os de Dulce de Leche da Freddo. Não posso mentir...

Criatividade dos sabores: Freddo neles. O de Malbec me ganhou.

Identidade visual e apresentação: Persicco, sem dúvidas.

Preço: empate. São muito parecidos. Ficam na faixa de 10 a 20 pesos em geral.

O fato é que os dois são excelentes pra ir sem medo. Cada um vai preferir mais um ou outro. Na dúvida, vá nos dois!

Persicco
Salguero, 2591 – Palermo
Buenos Aires – Argentina
Outras filiais no site
0800.333.7377

Freddo
Av. Del Libertador, 5200
Buenos Aires – Argentina
Outras filiais no site

Nem Tudo é Dulce de Leche no Freddo

Eu admito, eu me vendo barato. Quer me ver feliz e me fazer desligar do mundo por alguns minutos? Me dá um pote de Freddo de Dulce de Leche Tentación e Dulce de Leche Granizado, que nada mais no mundo é importante naquele momento.

Para mim é difícil admitir, mas existem outros sabores por lá. E num dia de Punta, resolvi arriscar, já sabendo que não se poderia comparar com os acima relatados. Provei os sabores Granizado (o flocos deles) e o Mascarpone.

Vou dizer que me surpreenderam positivamente. Gostei bastante. É verdade que preferi o de Mascarpone da Volta (coming soon), mas o Granizado foi acima da média. Esse é o Freddo que nunca me desaponta…

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Um Dulce de Leche Granizado Perdido na Narbona

Narbona Lo de Miguel. Esse é o nome de um dos lugares mais inspiradores que eu já fui na vida. Daqueles que não dá vontade de ir embora. Vale ler todo esse relato da experiência.

Mas lá pelas tantas chegou a hora dos postres. Vi que tinham opções geladas como helados com salsa de frutas rojas. Hmmm. E o que mais? O garçom me sugeriu uma panqueca de dulce de leche de fora do cardápio. Aceitei com a condição de vir acompanhado de uma bola de dulce de leche granizado junto. Simplesmente a melhor panqueca que já comi na vida, meio cristalizada por fora.

Depois disso foi só curtir a vista por mais algumas horas.
Agora é voltar lá muitas vezes e provar os outros postres.

Narbona Lo de Miguel
Camino Viejo a San Carlos, 4 km depois do posto Ancap da Barra. Siga as placas
Viñas del Este
(058 42) 77.22.45
Punta del Este – Uruguay

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Coppelia e o Manjar dos Chilenos

Na minha última trip por Santiago rolou um dia chuvoso que nos abrigou a visitar o Shopping Las Condes. Lá conheci a Coppelia, uma sorveteria com café. Resolvi provar dois sabores: manjar, que é o doce de leite deles, e iogurte com guinda, a cereja deles.

Nada de espetacular nos sabores, mas valeu para distrair no passeio pelo shopping.

www.coppelia.cl

Blueberry com Wasabi? Só no San Tao!

Uma das razões de existir deste blog é um restaurante oriental chamado San Tao, da querida Rafa Ribeiro. Não, não é pela excelência em sushis, sashimis e pratos mega diferentes com altíssima qualidade. É pelos sorvetes exóticos que eles servem lá.
Eu quase não acreditei quando provei o sorvete de Blueberry com Wasabi. Como assim? Sério? É possível?

Pois chega mais perto e dê uma colherada aí. É um das coisas mais inspiradoras que eu já comi. O sabor do blueberry, ou mirtilo como queiram, vem no começo e quando parecia que tinha terminado vinha o picante do wasabi.

E eles não pararam por aí. Outra tentação do cardápio é para aqueles que curtem pimenta. Moça Quente é o nome dele. Um sorvete de creme com calda de pimenta dedo de moça. Porreta!
Cada um destes sorvetes custa em média uns 14 reais. Mas também vou dizer uma coisa, com esta apresentação, essa criatividade e a explosão de sabores proporcionada, tá barato.

San Tao Sushi Lounge
Rua Carriere 969
Contorno do Lago Negro
(54) 3286-9625

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Arte Freddo, Sorveteria Nova no Pedaço

40ºC em Porto Alegre. Sim, e ainda tem gente que diz que o nosso clima é temperado. Num dia como hoje só com muitoooooooooo sorvete. Saí de um almoço com a Lela e resolvi conhecer a Arte Freddo, uma sorveteria nova indicada pelo meu talentoso amigo Filippe Sica.
Tá, eu não sou parâmetro pra ninguém. Exagero com facilidade, mas acho que me perdi na quantidade. Mas também, era um sabor melhor que o outro. Levei essa caixinha pra casa.

Chegamos na minha casa e resolvemos já provar dois deles. A Lela se apaixonou pelo de Tapioca com Maracujá. Bem refrescante.

Eu fui de Iogurte com Doce de Leite. Muito diferente e gostoso. A manha é deixar descongelar um pouco a calda que fica em cima, mas eu não aguentei esperar.
6 reais por cada porção é o que se paga. E fica ainda melhor sabendo que eles fazem tele-entrega. Vai virar mania no meu verão.

Arte Freddo
Giordano Bruno, 13
Rio Branco – Porto Alegre – RS
(51) 3028.6013

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Nem Só de Tortas Vive a Stella

Eu sei que a primeira coisa que vem a cabeça de todo mundo quando se fala da confeitaria Stella em Caxias do Sul é dessa obscena torta de negrinho (ou brigadeiro para outras partes do Brasil).
Mas digo, nem só dela vive a Stella. Quando fui lá descobri bons sorvetes. Provei três sabores bem tradicionais: chocolate, morango e doce de leite. Super cremosos e bem servidos.
Pra gringo nenhum botar defeito.

Stella
Rua Alfredo Chaves, 1005
Centro - Caxias do Sul - RS
(54) 3027 1110

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Macadamia Combina com Dulce de Leche? Ahan!

Mais uma noite de domingo se dividindo entre zappear a TV e twittadas perdidas. Inventei de ir até a cozinha e me vi encarado por um pote de Haagen Dazs Macadamia Nut Brittle.

Tasquei uma colherada e na hora achei que combinava com uma calda de doce de leite. Lapataia nele. Derreti um minutinho no microondas e deixei esfriar um pouco.

Aí entrou o sorvete em cena. É com certeza um dos melhores sabores da Haagen Dazs. É um sorvete de baunilha com macadâmias crocantes. Espetáculo. De fato combinou muito bem com a calda de dulce de leche uruguayo.

Ah, a única coisa que eu recomendaria é comer rapidinho, porque o sorvete derrete logo que entra em contato com a calda. Bom proveito!

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails