segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Da Torta Bistrô e o Chocolamour

O Da Torta Bistrô é um daqueles lugares que eu nunca canso de ir em Porto Alegre. São vários os motivos: um ambiente bem decorado, a simpatia da proprietária Teresa, o almocinho caprichado e por aí vai. Algo que me faz voltar sempre é o Chocolamour, um sorvete de creme feito lá mesmo que é delicioso, que leva uma caldinha de chocolate especial, e é coberto com essa farofinha marrenta.
Uns 11 reais é o que custa essa sobremesa. E essa é só uma das delícias da carta de sobremesas do bistrô.

Da Torta Bistrô
Rua Padre Chagas, 217 – Moinhos de Vento
Porto Alegre – RS
(51) 3369.1212

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Icebound, Bar ou Sorveteria?

Em Milão, a rua mais irada que eu fui chama-se Corso Giuseppe Garibaldi. É um antro de gente bonita, com uma elegância natural, lojas pra lá de conceito e boa gastronomia. Depois de um jantar espetacular no L’Incoronata, descobri uma sorveteria-bar chamada Icebound.

O lugar tem total cara de bar de balada na verdade, com garrafas, luzes mucho locas e um atendimento descolado.


Provei lá dois ótimos gelattos: cioccolato com amêndoas e stracciatela (o flocos deles). Super cremosos.




Pegamos no balcão e ficamo curtindo o astral do bar da frente, o Radetzky. Grande experiência em Milano!

Icebound
Corso Garibaldi, 104
(+39 02) 3659.1930
http://www.icebound.it/
Localização no Mapa

O Mais Elegante dos Semifreddos

Podem falar o quanto quiserem, mas tem duas coisas que ninguém no mundo bate a Itália: a elegância do povo e os sorvetes. E se juntar essas duas coisas então? A 10 Corso Como conseguiu. Num complexo com lojas, livraria e até hotel, fica um café no meio de um belo jardim.

Neste lugar provei um dos melhores semifreddos da minha vida. Com uma linda apresentação no prato, veio um Semifreddo de Nozes com Calda de Chocolate. Simplesmente demais. Sabor suave no gelado contrastando com uma calda quente de sabor intenso.

Depois disso, a pedida é se perder na livraria do segundo andar e, se você estiver bem de grana, conferir a loja no térreo com o que há de mais cool no mundo.

10 Corso Como
Corso Como, 10
(+39 02) 2901.3581
http://www.10corsocomo.com/
Localização no Mapa

Veja Mais Dessa Experiência no Destemperados

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Um Semifreddo a L'Antica Riva

Num jantarzito pra lá de aconchegante no L'Antica Riva em Como, tinha jeito de não terminar com algo gelado?

Provei um delicioso Semifreddo al torroncino con salsa di pistacchio. A textura dele era interessante. Um lance meio soft demais até. E a calda de pistache em cima era crazy. Fechou todas com o clima da noite.
Esse dolci custou 6 euros. Já a vista pro Lago di Como veio de graça.

Quer ver essa experiência completa. Clica aqui e have fun.

Ristorante L’Antica Riva
Via Lungo Lario Trieste 50,
22100 Como – Itália
(031) 305.221
www.anticariva.it
Localização no Mapa

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Gelato Crawl em Como, Are You Ready?

Primeiro foi o Pub Crawl. Mais pra frente, rolou um Tourist Crawl. Depois de criar um este blog só de sorvetes, decidi que tinha chegado a hora de um Gelato Crawl. Quando chegamos em Como, Peretti e eu decidimos provar todo e qualquer sorvete que cruzasse o nosso caminho. O primeiro que apareceu foi este de Fior di Latte já postado anteriormente aqui.
Começamos o tour pela cidade na Gelateria Lariana. Bem movimentada, tem um astral irado pois fica em frente ao lago.
Lá, provamos três sabores no copinho. Primeiro o Tiramissu, que tinha uns pedacinhos de biscoito desnecessários, mas quer era bem cremoso. Logo após um Baccio, ou seja, chocolate com pedacinhos de chocolate. Por fim, fiquei curioso com o tal do Crema Fiorentina que tinha por todo o lugar. Era um sorvete de baunilha só que com um gosto bem mais cítrico.
“Prossima fermata”? Gelateria Cavour, situada numa das principais praças da cidade.
Ali provei um dos melhores do dia. Pannacotta. Simplesmente incrível e cremoso como nenhum outro. Também experimentei o de Stracciatella, o flocos deles.
Mais um? Ahan. Bora pra Gelateria Vanilla, que fica no centro histórico de Como.
O de Cioccolato Fondiente era forte e marcante. E o de Amarena era espetacular. Consiste tipo num creme com black cherry. Demais!
Terminou? Tssss. Nada. Num jantar cascorado que tivemos no Il Tigli al Lago, provamos mais 3 maravilhas. A primeira sobremesa foi do Peretti. Sorvete de canela com calda de baunilha, figos, lamponi (um tipo de cereja) e rama de chocolate.
Eu resolvi experimentar um lance mais leve e provei os sorbets. Eram 3 sabores: laranja, limão e pomelo. Eu não sou o maior fã do mundo de sorbets, mas tava bom.
Quando eu pensei que já tinha terminado, me deparei com mais uma delícia da carta. Gelato com infusão de chá vermelho. Cada colherada era um suspiro e uma pergunta. Como assim? Existe isso mesmo?
O dia começou e acabou refrescante. E o melhor é que no outro dia, outros gelatos nos esperavam.

Trattoria del Cacciatore
Via Alessandro Manzoni, 22
22034 Brunate – Como – Italia
(+39 031) 220012

Gelateria Lariana
Lungo Lario Trento,5
22100 Como - Itália
(+39 031) 266.388

Gelateria Cavour
Piazza Cavour
Como - Itália

Gelateria Vanilla
Centro Histórico – Como - Itália

Il Tigli al Lago
Via Coloniola 44
22100 Como - Italia
(+39 031) 301.334

Gelatos com Tradição no Il Gabbiano

A Galeria Vittorio Emanuele II foi uma das coisas mais grandiosas e imponentes que eu já vi. Só de pensar que foi construída em 1877, assusta. E ela liga duas grandes atrações do centro histórico de Milão, o Duomo e o Teatro Alla Scalla.
Pra completar, numa das pontas da galeria, fica Il Gabbiano, umas das sorveterias mais tradicionais da cidade. O ambiente é bem movimentado. Turistas e locais se apertam para pegar um gelato no balcão.
Eu provei três sabores. Um baccio, que é de chocolate mais levinho. Outro era de canela com um sabor e aroma ótimos. E o último era de frutas vermelhas. Este último, preciso confessar que não curti. Era forte demais e apagava os outros.
Uma dica pra quem está com tempo é sentar nas mesas da rua e curtir o entra e sai da galeria. Na próxima vez, além de fazer isso, provarei os famosos milkshakes do Il Gabbiano.

Il Gabbiano
Via Ugo Foscolo, 3
20121 – Centro Storico – Milano
(+39 02) 7202.2411

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Sofisticação, Teu Nome é Pasticceria Cova

Quando decidi que ia a Milão, um dos lugares recorrentes nas minhas pesquisas e conversas sobre a cidade era a Pasticceria Cova. O lugar nasceu - simplesmente - em 1817 e fica na Via Montenapoleone, rua que faz parte do Quadrilátero da Moda e que é uma das mais elegantes do mundo.
Peretti e eu caminhávamos naquela rua, meio embasbacados com a sofisticação natural do povo italiano, quando avistamos a Cova. Entramos e logo vi um cartaz que dizia “no photos”. Sorry, mas tive que usar minha ultra discrição para pegar uns takes daquele momento.
A casa é especializada em chocolate e a prateleira da confeitaria era de matar. Mas eu precisava comer os “homemade gelatos” dali. Uma coisa que aprendi é que não se precisa inventar muito quando a matéria prima é um espetáculo. Provei um gelato de creme com calda de chocolate Cova, biscoitos, chantilly e amêndoas. Absurdamente fantástico!
Vale olhar por outro ângulo essa maravilha.
O blog é de sorvetes e afins, mas não podia deixar de registrar a pedida do ruivo Peretti: Tiramissu. Daqueles que só na Itália se vê. Vou deixar pra ele comentar como foi.
O preço de tudo? Não lembro. Sei que era longe de ser barato, mas valia cada centavo.

Pasticceria Cova
Via Montenapoleone, 8
20121 - Milano - Itália
(+39 02) 7600.5599
www.pasticceriacova.com

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Um Fior di Latte no Lago di Como

Província di Como. O lugar mais incrível que eu fui na minha última trip pela Europa. Lá, vive o típico lifestyle italiano no bucólico restaurante Trattoria del Cacciatore. Dia lindo, varanda coberta com parreiras e uma paz indescritível.
A única sobremesa que tinha na casa era um sorvete Fior di Latte. Segundo meu amigo Peretti, esse é o mais comum e simples sorvete servido na região. Experimentei né. Leve como poucos, me pareceu ótimo para combinar com coberturas mais pesadas.


2,50 euros a porção. E garanto que o lugar ficará na sua memória pra sempre.

Trattoria del Cacciatore
Via Alessandro Manzoni, 22
Brunate – Como – Italia
(031) 22.00.12
Localização no Mapa

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails